Juramento do biólogo..



"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".





Biólogo

Biólogo = Amor pela vida!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

*-* DEFESA DAS SERPENTES *-*


A coloração, camuflagem e o seu comportamento (imobilidade, fuga e alteração da forma do corpo) são mecanismos de defesa, pois ajudam a despistar contra seu predador.
Os mais importantes predadores naturais são as aves e os mamíferos. A ação do homem contribui para à diminuição das espécies, matando-as (pois,culturalmente a serpente é uma animal perigoso, temido pela população e que se avistado deve ser morto)
A imobilidade e a fuga são os mecanismos de defesa mais freqüentes das serpentes quando o predador se aproxima. Muitas espécies de serpentes alteram sua forma para intimidar, assustar o predador, triangulando a cabeça, inflando ou achatando dorso ou lateralmente o corpo. O achatamento lateral é comum nas serpentes arborícolas e o achatamento dorso-ventral nas terrícolas, aquáticas e subterrâneas. Outras táticas como abrir a boca, armar bote e fazer movimentos rápidos com o corpo também podem despistar e assustar predadores. O ato de esconder a cabeça e levantar a cauda confunde o predador, que quando chega para atacar recebe o bote por onde não esperava.


Um comentário:

  1. "Quando nos seres humanos, nos sentimos ameaçados por algo ou alguma coisa, nos defendemos rapidamente, é assim também com os animais."

    Cuide e preserve

    ResponderExcluir

Uma das formas de avaliação dos resultados deste projeto é a partir das postagens de vocês. Comentem!