Juramento do biólogo..



"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".





Biólogo

Biólogo = Amor pela vida!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

BALEIA-CACHALOTE



NOME POPULAR:
Baleia-cachalote
TAMANHO: 14 a 20 metros de comprimento
PESO: 30 toneladas

• A baleia-cachalote é facilmente reconhecível pela forma quadrada de sua cabeça, que corresponde a 40% de seu corpo. Na parte superior frontal da cabeça localiza-se o órgão que produz o espermacete, uma substância oleosa cuja densidade pode variar do líquido ao sólido e que serve para controlar a estabilidade em mergulhos profundos e garantir sua flutuabilidade.



Seus mergulhos podem chegar até 2.000 metros de profundidade, podendo ficar submersa por até 1 hora. Possui uma coloração escura uniforme, que vai do cinza ao marrom, com pele enrugada, principalmente na parte posterior do corpo. Um de seus inimigos naturais são as orcas.

Alimenta-se principalmente de polvos e lulas-gigantes, que vivem em águas profundas, além de raias, tubarões, peixes e crustáceos.

Quando observada de perto com atenção pode-se notar em sua pele marcas de ventosas deixadas por suas vítimas, porém, também alimentam-se de atum e raias, tudo isso digerido facilmente por sua mandíbula que possui cerca de cinqüenta dentes. Na época de acasalamento, o macho reúne várias fêmeas.

Pode ser encontrada em todos os oceanos, entre 60º N e 70º S. No entanto, só os machos percorrem grandes distâncias para chegarem aos extremos do globo.

O período de gestação é aproximadamente de 11 onze meses, com o nascimento de apenas 1 filhote, com cerca de 4 m e pesando 1 tonelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma das formas de avaliação dos resultados deste projeto é a partir das postagens de vocês. Comentem!